Saudades do blog, duas semanas sem postar, fiquei um pouco longe porque o Murilo começou a comer e eu ainda estou me habtuando a nova rotina e inventando receitas.
Desde a segunda consulta à pediatra eu falo com ela sobre comida e água e ela sempre fala: - Calma mãe só no final do quinto mês que ele vai começar a provar as comidas e beber água.
E eu e o Mário que fazemos T-U-D-O que a pediatra manda, então passamos 5 meses e meio imaginando como seria quando ele começasse a comer.
E agora o Murilo com 6 meses está comendo tudo já.
Ele começo dia 23 de dezembro, com uma uva, eu coloquei a uva em uma chupeta que é ótima, ela é uma tela então a gente coloca a fruta lá e o bebê fica chupando e só sai o líquido, sem risco de sair um pedaço.
A papinha que ele teve um pouco de dificuldade foi a papinha salgada, mas agora já está se acostumando e comendo o suficiente.E eu sou contra colocar sal ou açucar na comida, pelo menos até ele começar a comer a comida da família. Porque não tem como ele achar a comida sem sal ou sem açucar se ele nunca experimentou, então acho que ele deve comer sentindo o sabor natural dos alimentos. Se o Murilo já está com 8kg sem eu adoçar as comidas, imagina adoçando.
Eu adoro inventar receitar bem coloridas e nutritivas, e amo dar a comida pra ele, ver a carinha dele de: "que isso?" e ver toda a lambança que ele faz. Além de inventar várias receitar eu também comprei um LIVRO muito bom que tem receitas muito boas e explicações e orientações sobre a alimentação. Foi dele que eu tirei a receita do pure de maça com canela que ele adora.
Faz parte do desenvolvimento do bebê se sujar, meter a mão no prato pra sentir a textura do que está comendo, eu deixo ele livre pra conhecer os alimentos do seu jeito, ou seja, com as mãos. A cara de satisfação dele quando segura o prato vale a sujeira toda, e essa sujeira resolve-se rápido com água e sabão. Então mamães deixem seus filhotes fazerem a lambança que for, porque isso faz parte do seu desenvolvimento.
Metendo a mão no prato |
Ain gente o Murilo ama segurar a colher sozinho como se ele tivesse comendo sozinho, eu boto um pouquinho de papinha e dou a colher pra ele. Ele fica tão feliz que coloca a colher na boca sorrindo. É a independência chegando!
QUERO COMER SOZINHO! |
O bom de começar a comer é que agora quando a gente sai nem sempre ele precisa mamar, é só fazer um lanchinho.
Lanchando no shopping |
Mamães de plantão eu estou querendo promover um encontro entre Mães pra trocarmos experiência, dúvidas e conversar. Pretendo fazer o encontro em fevereiro. E não é só para mães de bebês não, vale para as grávidas e as com filhos um pouco maior. Quem quiser participar é só falar!!
Bjos,
Mary
AMEI o post, o Murilo é mesmo um bebe muito do seu fofo. e eu pretendo visitá-lo com mais frequencia (sem mordidas, juro!) Eu nao sou mamae ainda, mas pretendo ser e quero ir no encontro! Bjs Murilo, Mãe e Pai.
ResponderExcluira cara de satisfação dele realmente vale qualquer lambança. e ele ja é cheio das vontaaades, quer loogo a comidinha e se nao der, ai ai ai. te amo murilouco!!! e essa ideia do encontro de mães é otimo, nada melhor que trocar essa experiencia fantastica. <333333 bjoooooo
ResponderExcluirPai do murilo.
A idéia do encontro é ótima! Sucesso!Boas trocas!
ResponderExcluirAfinal o cuidado que voce dispensa ao Murilo é exemplar filhaaaa!
Que bênção é ver o buguete comendo de tudo!
Saúde chuchuzinho!♥
AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAI MARYYYYY
ResponderExcluireu me emociono toda lendo seu post :~
você é uma mãe tão responsável
eu me inspiro te vendo cuidar do murilo!
e eu to louca pra ir para o encontro das mães x)
hehehehhe, adoro sair pra conversar sobre filhos o/
beeeeeeeijos nos 3 x*
gente, vocês deveriam criar uma revista, sério! muuuuuuuuito legal os post's, adorei! (murilo, seu lindo *-*)
ResponderExcluirA idéia da revista é ótima e deve ser posta em prática...pois seria abrangente em termos de público e haveria lucro.A experiência materna tem sido ótima e deve ser compartilhada!♥
ResponderExcluir